Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Marketing e a Experiência do Cliente

Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Marketing e a Experiência do Cliente
Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Marketing e a Experiência do Cliente

Você já parou para pensar em como a Inteligência Artificial está mudando o marketing? Essa tecnologia está revolucionando a forma como nos conectamos com os consumidores e como os profissionais de marketing trabalham. Vamos explorar juntos essas transformações!

A Revolução da Inteligência Artificial no Marketing: Menos Rotina, Mais Estratégia

E aí, pessoal do marketing! Já pararam para pensar como a Inteligência Artificial está virando o jogo no nosso universo? A gente, que já viu tanta coisa mudar nas últimas décadas, está diante de algo realmente diferente agora. Não dá pra simplesmente olhar para a IA de hoje e imaginar como ela será daqui a cinco anos — ou até um! É uma mudança de plataforma que exige um olhar mais profundo, sabe?

O que não muda é o essencial: os clientes sempre vão querer produtos e experiências que façam sentido para eles. E nós, marqueteiros, sempre vamos buscar jeitos mais fáceis, rápidos e eficazes de nos conectar com esse público. Mas as ferramentas que usamos para essa conexão? Ah, essas estão prestes a passar por transformações gigantescas, impactando tanto o nosso dia a dia quanto a experiência que entregamos aos clientes.

Menos Tarefas Repetitivas, Mais Criatividade e Estratégia

A história do marketing é uma constante evolução, mas a escala e a complexidade das mudanças que a IA moderna traz podem testar até os times mais experientes. Para a gente não ficar para trás, precisamos nos abrir para novas habilidades e perspectivas, aprendendo a fazer mais com menos.

Essa transformação já está rolando. Com a IA, nós, marqueteiros, estamos gastando menos tempo com aquelas tarefas chatas e repetitivas — tipo criar mensagens manualmente — e mais tempo em estratégia e trabalho criativo. Pense em sessões de brainstorming para campanhas inovadoras ou em aprofundar nossas estratégias de teste e otimização. Esses ganhos de eficiência só vão aumentar à medida que a IA se torna uma parte ainda mais central do processo de engajamento com o cliente. As marcas poderão definir metas e limites, e então deixar que as soluções de IA consumam o contexto, tomem decisões e ajam de forma autônoma em nosso nome.

Hoje, isso pode significar treinar agentes básicos para que a voz da sua marca esteja sempre presente no conteúdo das mensagens. Mas, à medida que ganhamos confiança na capacidade da IA de operar sem supervisão por períodos mais longos e de lidar com projetos complexos, mais profissionais de marketing poderão focar na estratégia e na gestão eficaz dos recursos de IA à sua disposição, permitindo que a IA tome decisões e realize otimizações essenciais.

Colaboração entre Humanos e Agentes de IA: O Novo Time de Marketing

Marketing é uma arte colaborativa, e o sucesso de um programa de engajamento com o cliente muitas vezes depende tanto da nossa capacidade de trabalhar juntos quanto das nossas habilidades individuais. A IA pode até nos ajudar a colaborar melhor com as equipes internas, mas seu maior trunfo é a capacidade de ser um “colega de equipe” direto para nós, marqueteiros. E ao aproveitar a capacidade da IA de criar inúmeros agentes para apoiar o engajamento do cliente, até mesmo os profissionais de marketing iniciantes provavelmente se verão operando como “gerentes” de uma equipe de subordinados autônomos.

Imagine só: você cria uma equipe inteira de agentes de IA. Um deles fica encarregado de personalizar recomendações de produtos, outro verifica se as mensagens estão formatadas corretamente, um terceiro cuida das traduções e um quarto te avisa ao primeiro sinal de que uma campanha não está performando bem. Ao complementar suas capacidades existentes com esses agentes, você não está apenas reduzindo a carga de trabalho sobre você e seus colegas humanos; você também está construindo uma memória institucional digital, treinando esses “colegas de equipe” com contexto, metas e funções de recompensa para que possam continuar apoiando seus esforços e gerando valor, mesmo quando colegas humanos vêm e vão, e os objetivos da sua equipe mudam com o tempo.

Personalização na Comunicação com o Cliente: O Santo Graal Finalmente Alcançado

Por anos, nós, marqueteiros, sonhamos em personalizar a comunicação de forma 1:1 para milhões de pessoas, e fazer isso de forma rápida, eficiente e em escala. Esse era o “Santo Graal” do marketing, mas devido às limitações tecnológicas, era algo inatingível até para as equipes mais avançadas. Mas agora, tudo isso está se tornando possível graças à tomada de decisão por IA (AI decisioning) — um novo tipo de funcionalidade poderosa que pode multiplicar o desempenho de marketing e o impacto criativo das marcas, entregando exatamente o que seus clientes querem e precisam.

Antes, uma marca tentando reconquistar clientes inativos tinha um longo caminho pela frente. Começava identificando os clientes mais propensos a “sumir” usando um modelo de propensão a churn, depois usava um modelo de previsão de produtos para descobrir quais itens destacar para tentá-los a voltar. A partir daí, precisava rodar uma série de testes A/B para descobrir quais ofertas e canais funcionariam melhor. Embora essa abordagem fosse uma “melhor prática” tradicional, ela só levava as marcas até certo ponto — podiam segmentar micro-segmentos no canal certo com a oferta certa, mas o engajamento verdadeiramente 1:1 ainda estava fora de alcance.

A tomada de decisão por IA representa um novo caminho para a personalização. Essa abordagem utiliza o aprendizado por reforço, onde agentes de IA aprendem com o comportamento do consumidor e, ao longo do tempo, como maximizar recompensas (como conversões ou compras) para otimizar os KPIs que têm o maior impacto, através de experimentação autônoma e contínua. Isso significa que a IA pode determinar não apenas a próxima melhor oferta de produto para aqueles usuários inativos, mas também o melhor canal, o horário ou dia da semana ideal, a frequência mais adequada, a mensagem mais propensa a gerar os resultados desejados e qualquer outra dimensão que possa influenciar se um destinatário realizará uma determinada ação.

E o melhor de tudo: como os agentes de IA estão constantemente experimentando em segundo plano, o modelo pode se adaptar continuamente às preferências e comportamentos mutáveis do consumidor. E como esses modelos usam dados primários sobre cada característica disponível do cliente, a tomada de decisão por IA torna possível engajar indivíduos de forma verdadeiramente 1:1, em vez de depender de segmentos. O resultado é uma relevância excepcional e experiências responsivas para consumidores individuais, algo que só é possível por causa da IA.

Preparando-se para o Futuro do Marketing com a Inteligência Artificial

Com qualquer grande mudança tecnológica, não basta apenas planejar os resultados óbvios — precisamos garantir que podemos reagir eficazmente às mudanças que ninguém sabe que estão por vir. Para ter sucesso, as marcas precisam prestar muita atenção à trajetória dessa nova tecnologia. Responder a uma mudança de plataforma não pode ser algo pontual; as marcas que criam um plano de cinco anos sem incluir pontos de verificação e ajustes regulares vão rapidamente ficar para trás de seus concorrentes mais ágeis e flexíveis.

Para ver o benefício total da IA em seus esforços de engajamento com o cliente, as marcas também precisam olhar além da própria IA. Afinal, a IA não é um atalho, é um amplificador — e a IA que você usa para o engajamento do cliente só será tão boa quanto a infraestrutura que a suporta. Uma funcionalidade de IA excepcional não parecerá excepcional para os consumidores se for construída sobre uma arquitetura que não consegue agir em tempo real ou que só pode entregar experiências de uma única maneira predefinida. Certifique-se de que suas ferramentas de IA sejam construídas sobre uma base sólida e tenham a infraestrutura necessária para brilhar; caso contrário, você pode nunca alcançar plenamente o que é possível.

Ficou curioso para saber mais sobre como a Braze está pensando em IA e engajamento do cliente? Então, vale a pena dar uma olhada na página BrazeAIᵀᴹ deles. É um prato cheio para quem quer se aprofundar!