Novas Funcionalidades do Search Atlas Facilitam Gestão de SEO para Agências

Novas Funcionalidades do Search Atlas Facilitam Gestão de SEO para Agências
Novas Funcionalidades do Search Atlas Facilitam Gestão de SEO para Agências

Você já ouviu falar das novas funcionalidades do Search Atlas? Se você é uma agência que trabalha com SEO, vai adorar as novidades que facilitam a gestão e aumentam a visibilidade dos seus clientes. Vamos explorar tudo isso juntos!

Introdução às Novas Funcionalidades do Search Atlas

O Search Atlas, uma plataforma de SEO bem conhecida, revelou recentemente uma série de recursos e melhorias. O objetivo principal é simplificar a vida das agências, tornando mais fácil gerenciar o SEO, a busca local e a visibilidade em IA para seus clientes. Essas novidades foram apresentadas em um evento na semana passada, mostrando como a plataforma pode ajudar profissionais de marketing digital a expandir seus serviços de SEO e atender mais clientes.

As novas ferramentas abrangem diversas áreas cruciais. Elas facilitam o SEO on-page e off-page, otimizam campanhas de busca paga, permitem acompanhar a visibilidade em modelos de linguagem grandes (LLMs) e aprimoram a gestão de perfis no Google Meu Negócio. Isso é apenas uma amostra do que está chegando à plataforma.

Auto PPC Retargeting: O que é e como funciona?

Uma das grandes novidades é o recurso de retargeting automático no Otto PPC. Essa ferramenta foi criada pensando em agências e anunciantes que gerenciam mídias pagas. Ela simplifica bastante a configuração de campanhas, usando um assistente rápido que permite fazer o retargeting de visitantes do site. A promessa é que você pode lançar uma campanha em menos de 60 segundos.

Manick Bhan, fundador do Search Atlas, explicou a importância: “A coisa mais difícil sobre pegar um negócio de mídia paga de um cliente é fazer justiça, fazer um bom trabalho, certo? Porque toda vez que eles recebem um clique, eles estão pagando por isso. A melhor maneira de mostrar ao cliente o ROI em mídia paga é através do retargeting.” Ele destacou que o recurso é fácil de ativar dentro do Otto PPC.

GBP Galactic: Integração com Redes Sociais

Para quem cuida de perfis do Google Meu Negócio (GBP) para clientes, o Search Atlas lançou o GBP Galactic. Agora, ele oferece suporte para empresas de área de serviço (SAB). O GBP Galactic também permite a postagem automática em redes sociais como Facebook e Instagram, com planos de incluir mais plataformas em breve.

Bhan comentou sobre a importância dessa integração: “Aprendemos que os LLMs [Modelos de Linguagem Grandes] querem ver suas informações não apenas em seu site e perfil GBP, eles querem ver seus dados nas plataformas de mídia social.” A ideia é criar posts para o GBP uma única vez e publicá-los em todas as redes sociais, aumentando a visibilidade nos LLMs.

Além disso, a rede de citações do Search Atlas agora suporta SABs. Isso significa que é possível criar citações em redes agregadoras mesmo sem um endereço físico. Bhan ressaltou que “ChatGPT, Claude, todos os LLMs pagam pelos dados de todas as redes agregadoras. Então, se você quer colocar seu negócio local nos agregadores, bem como em todos os sites, as redes agregadoras são um atalho para conseguir isso e fazer upload diretamente para o ChatGPT.”

Visibilidade LLM: O que é e como medir?

Outra funcionalidade muito útil é o rastreamento da visibilidade em LLMs e a análise de sentimento. Agora, é possível medir a presença da sua marca em plataformas como ChatGPT, Claude e outros modelos de linguagem grandes diretamente no Search Atlas. Isso permite identificar tendências de visibilidade que vão além da busca tradicional do Google, oferecendo uma visão mais completa da sua presença online.

Expansão da Rede de Press Releases

A Signal Genesys, empresa de press releases adquirida pelo Search Atlas no ano passado, expandiu sua rede de distribuição. Agora, ela inclui notícias financeiras e uma rede de mídia de notícias locais. Bhan destacou que a rede de notícias financeiras custa apenas $10 e a rede de mídia de notícias custa cerca de $20. Ele enfatizou que são opções muito econômicas, especialmente para agências que precisam manter os preços baixos para seus clientes, oferecendo uma boa margem de lucro.

Essas redes, em particular, foram notadas por serem muito bem indexadas no ChatGPT, o que é um benefício adicional para a visibilidade do conteúdo.

Otimização de SEO On-Page com Domain Knowledge Network

No produto Otto, foi lançado um recurso interessante chamado Domain Knowledge Network. Este módulo ajuda os usuários a construir relevância tópica usando uma interface semântica. Basicamente, você pode dar instruções por voz, e a ferramenta analisa a marca para sugerir uma estrutura de tópicos de conteúdo. Isso facilita a criação de conteúdo que seja semanticamente rico e relevante para o seu nicho.

Plugin do WordPress: Novidades e Melhorias

O plugin do WordPress do Search Atlas passou por uma grande reformulação para se tornar mais fácil de usar. Agora, ele oferece instalação com apenas um clique, conectando o WordPress diretamente ao Search Atlas. Há também uma sincronização bidirecional, que mantém os dados do Otto e do WordPress atualizados em tempo real. Além disso, o recurso de autopublicação permite que as correções de SEO geradas no Otto sejam aplicadas diretamente no WordPress, agilizando o processo de otimização.

Integração Universal de CMS: O que esperar?

O Search Atlas tem a ambição de ser agnóstico em relação a CMS, ou seja, capaz de se integrar com qualquer site, independentemente do sistema de gerenciamento de conteúdo usado. O objetivo é permitir a publicação de posts de blog e landing pages com um clique, através do recurso Content Genius. Atualmente, a plataforma já funciona com Drupal, HubSpot, Magento, Wix e WordPress. Eles estão testando a integração com Joomla, Shopify e Webflow, e em breve planejam integrar com ClickFunnels, Contentful, Duda, Ghost e Salesforce.

Otto Agent: O Futuro da Gestão de SEO

O Otto Agent representa a visão de futuro do Search Atlas para uma “revolução agêntica”. Ele substitui os fluxos de trabalho tradicionais baseados em interface de usuário por comandos em linguagem natural. Atualmente, está disponível como um programa beta, permitindo que os usuários interajam com a plataforma por texto ou voz para realizar ações de SEO diretamente.

O Otto Agent pode executar ações completas, como auditorias de site, correções, otimização de títulos, meta descrições e imagens, posts para o Google Meu Negócio e geração de conteúdo. Manick Bhan, fundador do Search Atlas, explicou que a empresa, vindo de um histórico de agência de SEO, entende as necessidades das agências e está focada em desenvolver recursos úteis. O Otto Agent é um exemplo dessa abordagem inovadora, construído sobre a ideia de que a gestão de SEO se tornará agêntica, conversacional e autônoma.

Conclusão e Reflexões Finais

Participar do evento do Search Atlas deixou claro por que tantas agências estão adotando a plataforma. A empresa demonstra um entendimento profundo das necessidades do mercado de SEO para agências, focando em desenvolver ferramentas que realmente fazem a diferença. Com uma abordagem inovadora e recursos como o Otto Agent, o Search Atlas está pavimentando o caminho para um futuro onde a gestão de SEO é mais intuitiva e eficiente.