Você já imaginou como seria navegar nas redes sociais sem anúncios? A assinatura da Meta promete isso para os usuários do Reino Unido, oferecendo uma nova experiência. Vamos entender como funciona essa mudança!
Meta Oferece Assinatura Sem Anúncios no Facebook e Instagram no Reino Unido
A Meta está implementando uma nova opção paga para usuários do Facebook e Instagram no Reino Unido: a possibilidade de usar as plataformas sem anúncios. Essa mudança representa uma alteração significativa na forma como suas redes sociais operam, especialmente sob as regulamentações locais.
Como Funciona a Nova Opção de Assinatura
Nas próximas semanas, usuários do Reino Unido com mais de 18 anos receberão uma notificação. Eles terão duas escolhas claras: continuar usando o Facebook e Instagram gratuitamente, com anúncios personalizados, ou assinar um plano para evitar completamente a exibição de publicidade.
Os preços para a primeira conta são de £2.99 por mês se a assinatura for feita pela web, ou £3.99 por mês para quem assinar via iOS e Android. Para contas adicionais, o custo é de £2 ou £3, respectivamente, dependendo da plataforma. Quem optar pela assinatura não verá anúncios e seus dados pessoais não serão usados para fins publicitários. Já os usuários que permanecerem com as contas gratuitas continuarão a ver anúncios personalizados e terão acesso a ferramentas como preferências de anúncios e a opção “Por que estou vendo este anúncio?”.
O Impacto para Anunciantes e Usuários
Essa iniciativa da Meta responde às diretrizes do Information Commissioner’s Office (ICO) do Reino Unido, que busca dar aos usuários mais controle sobre o uso de seus dados. Para os anunciantes, isso cria dois públicos distintos: um que ainda pode ser alcançado por anúncios personalizados e outro que optou por não vê-los. Essa divisão pode reduzir o inventário de anúncios disponível, afetar a precisão da segmentação e exigir uma nova alocação de orçamentos para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).
A Meta afirma que seu preço de assinatura é “um dos mais baixos do mercado”. Em 2024, a tecnologia de anúncios da Meta gerou £65 bilhões em atividade econômica e sustentou 357.000 empregos no Reino Unido. Além disso, a cada £1 gasto em anúncios da Meta, as empresas do Reino Unido obtiveram £3.82 em receita.
Contexto Regulatório e o Futuro
A Meta destaca que o ambiente regulatório “pró-inovação” do Reino Unido permitiu a implementação desse modelo de escolha clara, diferentemente da União Europeia, onde os reguladores estão buscando limites mais rigorosos para a personalização de anúncios. As notificações começarão a ser enviadas aos usuários do Reino Unido nas próximas semanas, mas inicialmente poderão ser ignoradas, dando tempo para que as pessoas decidam se desejam assinar ou não.
Givanildo Albuquerque